Pular para o conteúdo principal

CHANTAGEM EMOCIONAL


A  chantagem emocional é um subtipo de violência psicológica onde uma pessoa  tem por objetivo obrigar  outra a satisfazer seus caprichos de forma coercitiva apelando para os sentimentos de culpa. Nada mais é do que pura manipulação mental.

Ameaças, críticas, projeção de culpa e conseqüente exploração da mesma. O chantagista  emocional deixa implícita uma mensagem por trás de seu comportamento abusivo - "você sofrerá muito se não fizer o que eu quero".


Sem  escrúpulos, desrespeitando os sentimentos ou vontade das vítimas, tidas como meros objetos, estes parasitas sociais estão por toda parte vampirizando as pessoas.


Apelam para os sentimentos mais nobres das pessoas através de choro, dissimulando uma aparência de coitados ou se fazendo de vítimas, chegando mesmo a parecerem pessoas boas que deram azar na vida, só para convencer e sensibilizar os mais desavisados. Mentir, enganar e fingir é absolutamente natural para eles.


Suas vítimas preferidas são pessoas que valorizam os padrões louváveis da sociedade como fraternidade, honestidade e bondade. Para os chantagistas este tipo de pessoa é inferior, não é "malandra" e, portanto merecedora de ser usada, racionalizam. Você as encontra em todos os setores da vida: trabalho, família, relacionamentos, amizades e por aí vai.


Ceder ao chantagista é ficar aprisionado num ciclo vicioso; Não se negocia com chantagistas emocionais, não ceda em hipótese alguma ao seu jogo de culpa. Posicione - se de forma firme e decidida, use a razão pra lidar com este tipo de agressor.


Não se deixe levar pelos laços afetivos, se houver, até porque, quem ama não desrespeita, seja mãe, pai, irmão, namorado ou qual tipo de relação for. No trabalho então, nem pensar; ameaças como desemprego, demissão, promoção entre outras, são as preferidas por chefes inseguros ou paranóicos sem falar nos perversos narcisistasConheça seus direitos e deveres e essa informação se transformará em um escudo protetor contra esses agressores psicológicos, verdadeiros terroristas morais.


Quem ameaça, o faz por ter medo de ser descoberto e/ ou ser pego. Pode até ser por  se sentir ameaçado pelas qualidades do agredido. É preciso ser assertivo (firme) ao lidar com as pessoas que se utilizam deste ardil. O teu poder de decisão, firmeza, postura sólida em  determinado momento inibirá o agressor que não mais te enxergará  como alguém vulnerável e partirá pra outra caçada mais fácil onde  alguém possa alimentar o seu sadismo.




Portanto, ser do bem não significa ficar à mercê dos caprichos de ninguém. Resista a toda forma de manipulação ou chantagem emocional

Comentários

  1. Você está escrevendo cada vez melhor. Parabéns!!!
    Seus textos são fáceis de entender e consegue atingir direto ao objetivo.
    Tenho muito orgulho de tê-lo ao meu lado!!!
    Eu Te Amo muito!!!
    Renata

    ResponderExcluir
  2. To passando algo semelhante na minha vida com minha namorada.
    me ajudou bastante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em poder ajudar de alguma forma. O ser humano é muito complicado em determinados momentos. Veja também as postagens: vampirismo psíquico e devoradores de energia podem ser úteis também. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá..
    Esse artigo me ajudou bastante, estava sofrendo tipo de chantagem, procurei meus pais, depois a Polícia
    OBRIGADO!!
    e continue fazendo esse bom trabalho

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Eliel! Nós humanos somos complexos e o influenciados por inúmeros fatores. Infelizmente há pessoas que pensam que controlando as outras serão felizes. Chantagem é violência.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será