Pular para o conteúdo principal

Você tem consciência?


A definição:

O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras). 

Em termos psicológicos a consciência é descrita como conduzindo a sentimentos já de remorso, quando o indivíduo age contra seus valores morais, já de retidão ou integridade, quando a ação corresponde a essas normas. Em que medida a consciência representa um juízo anterior a uma ação e se tais juízos baseiam-se, ou deveriam basear-se, somente na razão é uma tema muito discutido em toda a história da filosofia.

A visão religiosa da consciência a vê ligada a uma moralidade inerente a todos os seres humanos, a uma força cósmica benevolente ou a uma divindade. Os apectos rituais, míticos, doutrinais, legais, institucionais e materiais da religião não são necessariamente coerentes com as considerações vivenciais, experienciais, emotivas, espirituais ou contemplativas sobre a origem da consciência. Sob um ponto de vista secular ou científico a capacidade de consciência moral é vista como de origem provavelmente genética, com seu conteúdo sendo aprendido como parte da cultura.

Metáforas comuns para a consciência incluem, entre outras, a "voz interior" e a "luz interior" . Consciência é um conceito importante em direito, tanto nacional como internacional, cada vez mais aplicado ao mundo como um todo, foi muitas vezes inspiração de inúmeros atos nobres para o bem comum e foi muitas vezes tema em artes, sobretudo literatura, música e cinema.

A Reflexão:


“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.”

Gênesis 3:19

É uma noite escura, sem nuvens e sem luar. Você olha para o céu e vê milhares de estrelas distribuídas em padrões ou constelações. A luz dessas estrelas viajou grandes distâncias para chegar a Terra.

As estrelas são enormes esferas de gases quentes, principalmente hidrogênio e hélio. Algumas estão relativamente próximas e outras estão muito distantes. Algumas estrelas estão sozinhas no céu, outras possuem companheiras e algumas fazem parte de aglomerados que contêm bilhões de estrelas. Nem todas as estrelas são iguais. 

Elas existem em todos os tamanhos, brilhos, temperaturas e cores. Algumas estrelas são extremamente quentes, enquanto outras são mais frias. Esta afirmação está relacionada à cor que as estrelas emitem. Ao observar os pedaços de carvão em uma churrasqueira, você sabe que o carvão com brasa vermelha está mais frio do que os pedaços com brasas mais claras. O mesmo é verdadeiro para as estrelas.

O espectro de uma estrela também pode informar seus elementos químicos porque diferentes elementos (por exemplo, hidrogênio, hélio, carbono, cálcio) absorvem a luz em diferentes comprimentos de onda.

Você pode não se dar conta, mas é feito da mesma composição química de que são formadas as estrelas. Cada partícula subatômica dentro de você obedece às mesmas leis físicas do universo. Isso é capaz de te emocionar? Ou não?

A natureza abunda em beleza e diversidade por todos os continentes de nosso planeta e cada lugar não é igual ao outro. Isto ainda chama a tua atenção e te deixa maravilhado ou...

Diante das enchentes que tomam conta de são Paulo nesse início de verão, uma cena tomou conta de mim: uma senhora em meio ao desespero de salvar seus poucos pertences, e sua própria vida, teve tempo de estender suas mãos a alguns cachorros que se debatiam nas correntes enlameadas das chuvas torrenciais.

Só quem tem um coração bondoso é que poderia agir assim, ou seja, a consciência dela- aquela cartacterística ligada ao amor, compaixão, empatia, etc- falou mais forte, e, quase instintivamente, não pensou duas vezes e salvou os cachorrinhos que, amedrontados, puderam respirar aliviados por algum tempo. Ao mesmo tempo, imediatamente fiz a comparação (não pude evitar) com o ex governador de Brasília José Roberto Arruda- do mensalão do DEM; lembra? Lembra, né? Fiquei pensando nesses contrastes e nas razões que nos fazem diferentes dessas criaturas do esgoto moral.

É tudo uma questão de consciência: ou você tem, ou você não tem. Isso faz toda a diferença.

A partir daí você poderá perceber que as ações e os comportamentos, e, não a as aparências, falam muito mais alto. Da retórica à prática existe uma distância enorme.


Portanto, é preciso que, todos os dias, façamos uma introspecção (as pessoas de consciência, é claro) e procuremos dentro de nós para ver a que vozes estamos dando ouvidos, para verificarmos se não estamos andando de braços dados com o mal ou reproduzindo suas ações, ainda mais em uma sociedade que perdeu seus princípios mais nobres e aceita passivamente comportamentos decadentes como corrupção, esquemas e toda sorte de ilícito em nome da “esperteza”.



Raniery
raniery.monteiro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será