Pular para o conteúdo principal

Assédio à vida humana !

Sabe-se, historicamente, que a mulher sofre discriminações em seu gênero, nas mais diversas áreas de sua vida, e, no trabalho não é diferente. São diversas as violências praticadas contra a mulher pelo mundo afora: assédio sexual, assédio moral, discriminação pela cor da pele, salário menor que o dos homens etc.



Em uma sociedade patriarcal, machista e castradora, essas aberrações ocorrem cotidianamente e encontram seu potencial máximo em pessoas e instituições perversas que não somente permitem como ainda incentivam tais práticas.
Recentemente, aqui em Santos- litoral paulista fomos pegos de surpresa por um ato de desumanidade e covardia extrema por parte da prefeitura local.


Por ordem do secretário de segurança pública, jovens que participassem da seleção de um programa de emprego temporário (programa guardião cidadão da guarda municipal) teriam que apresentar teste de gravidez para serem contratadas, além de se comprometerem a não engravidar enquanto participassem de tal programa.


O secretário, Sr Renato Perrenoud, só esqueceu-se de um detalhe importante: tal procedimento é ilegal, fere a convenção dos direitos humanos, é imoral e um ato covarde, já que leva em consideração a necessidade das trabalhadoras, para coagí- las a aceitar tal absurdo.


Mas, convenhamos, tal indignação só afetaria pessoas que enxergam o próximo como ser humano e não uma extensão e plataforma de poder político. Somente pessoas com consciência moral é que consegue entender princípios como a dignidade humana.


Recordo- me de um episódio, onde uma colega de trabalho solicitou ao chefe condições adequadas à sua situação diferenciada (amparada por lei) e teve que ouvir  que “ nenhuma mulher grávida o procurava pra pedir um tanque de roupas pra lavar”. Deve ser dessa forma que ele trata sua esposa ou seu pai à sua mãe: é razoável pensar assim, como explicação pra tamanha imbecilidade.


Existem situações, onde a funcionária é tida como competente, satisfaz os requisitos de produtividade do chefe e da empresa, mas basta engravidar e as coisas mudam, como se crime houvesse cometido.


Utilizam a gravidez como desculpa pra desqualificar a trabalhadora e praticar assédio moral. A futura mãe fica, então, desnorteada e entra em conflito, já que é projetada uma culpa a ela e ao futuro bebê, e, o que deveria ser um momento de alegria se transforma em tormento.


Desestabilizada, a trabalhadora fica insegura, ansiosa e pode até cair em depressão.


Quando passa o período de licença maternidade, ela é tomada de pânico, pois o covarde chefe passa a acusá- La de descompromisso com os ideais da empresa (no capitalismo chamamos isso de lucro, se não me engano) e transforma sua vida em um verdadeiro inferno.


Nesses casos, eu me pergunto: será que tais seres nasceram de mulher? Não será, talvez, uma vingança subconsciente contra suas respectivas esposas, ou até suas mães, por terem sido eles dominados por elas?


Só Freud explica!


É possível que tais práticas tenham sido inspiradas em Estados medievais ou totalitários onde “quem manda, pode; quem obedece, tem juízo”. Aliás, isso me lembra o período nefasto em que o Brasil passou nas mãos de ditadores militares, onde o que víamos era o Estado de exceção e não de Direito.


No caso, do nosso secretário de segurança pública, é intolerável que agentes públicos (que são pagos com o dinheiro de nossos impostos, e, que só estão lá por que votamos no prefeito que o designa), cometam tais barbaridades.


Chegamos ao requinte de assediar a vida em seu estado embrionário- que tristeza!


Vale lembrar, que este tipo de conduta é uma prática que somente ocorre com a anuência de empresas ou de órgãos estatais (responsáveis pelas ações de seus prepostos), sendo que em quaisquer dos casos, tais atos devem ser denunciados aos órgãos competentes, entre eles, o Ministério público do Trabalho.


A vida não pode ser banalizada e tratada desta forma por essas anomalias sociais, que são os assediadores psicológicos.


Raniery
raniery.monteiro@gmail.com
@mentesalertas


Jovens proibidas de engravidar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será