Pular para o conteúdo principal

O Mundo Visto Por Cima

O mundo como o conhecemos muda a cada dia numa velocidade cada vez maior sendo que a mudança é o fator determinante. Na verdade, essa é uma lei do universo.

Major, protagonista do anime Ghost in the Shell - após ter passado por um aprimoramento onde seu cérebro é implementado em um corpo robótico, curiosamente, passa por uma crise de consciência (introspecção) vivenciando dilemas que a faz questionar sua própria existência e o mundo ao seu redor.
O que parece ser um cenário de um futuro improvável de ficção científica, na verdade, está se desenrolando bem “diante de nossos olhos” o que tornará tudo o que você acha tecnologicamente moderno como coisa obsoleta, aliás, já vimos esse filme.
Num mundo onde a política e a economia demonstram sinais de saturação é no espírito inovador e empreendedor que se dará a nova revolução. Daí, porque libertarmos o nosso espírito de antigos sentimentos escravagistas que somente servem de meio de manipulação de exploradores que só poderão afetar aqueles que estiverem debaixo de seu sistema.

Aliás, se entendêssemos os sistemas e seus princípios criaríamos a nossa própria realidade anulando assim a capacidade  que tais chantagistas têm de implantar o medo nas mentes das pessoas.

Pense por um momento: é pela dependência do emprego que o (mau) patrão acorrenta psicologicamente o empregado que, por sua vez, se habituou a se imaginar somente nessa categoria para conseguir obter a sua renda.

Mas, vamos supor que você seja levado para um lugar inóspito onde se veja obrigado a lutar pela própria vida: o que você faria? Faria qualquer coisa – certa ou errada, pois não teria opção.

Na verdade, há opção, mas a sua mente está entorpecida e seu senso de percepção obstruído, isto porque nós nascemos e vivemos imaginando que aquilo que nos ensinaram sobre a realidade é algo fixo e rígido quando, no entanto, se descobre, cada vez mais que não é assim que as “coisas” se dão.

Há milhares de anos Buda descobriu através da meditação que nós não nos resumimos aos nossos sentidos, isto é, aquilo que ouvimos, vemos, sentimos, memorizamos etc. Nossa mente sequer é o nosso cérebro. Os neurocientistas estão descobrindo o mesmo por meio de sofisticados equipamentos de varredura cerebral a ponto de hoje acreditarem ser possível, entre outras coisas fazer o download de seu cérebro para um dispositivo digital.

Por outro lado, estão em curso pesquisas para a criação de computadores biológicos ou, melhor, com o esgotamento da capacidade de computação estão buscando a computação quântica e biológica (bioinformática) e o aprimoramento humano.

Veja, então que uma ideia de um anime onde sua personagem tem seu cérebro implementado em um corpo androide pode vir a se tornar uma possibilidade plausível num futuro incerto.

Por outro lado, os neurocientistas descobriram que somos muito mais do que  nos dizem nossos cérebros (o que não é pouca coisa). Descobriram que ele possui uma capacidade neuroplástica, grosso modo, podemos nos reinventar ilimitadamente. Entretanto, quantas e tantas vezes não ficamos inertes por causa de ideias e pensamentos castrantes, fruto de coisas que nos disseram e que passamos a acreditar distorcendo não só a realidade como a nossa própria personalidade?

Essa persona que você pensa que é: o João, a Maria, o Joaquim são somente uma projeção que dá a ilusão de uma identidade, quando, na verdade, somos muito mais que isso. Somos mais que um ego.

Se descobrirmos dentro de nós uma capacidade empreendedora que não é exclusividade de “nerds” do vale do silício nem de gênios dos negócios, nos redescobriremos dentro de uma nova dimensão que sequer imaginávamos existir. Aliás, esta é uma capacidade que pode ser aprendida...caso queiramos, evidentemente. Ilusório, é viver numa zona que se pensava de conforto.

Lembra da teoria dos sistemas: dentro dela há dois princípios que se complementam: o da entropia e o da homeostase. O primeiro, em síntese, aponta para os movimentos caóticos de desintegração do sistema conquanto o segundo para a regulagem e preservação do mesmo.

Isso significa que dentro de você está a resposta para moldar a realidade que desejar através dos seus pensamentos que, sob controle, determinarão o que ocorre em volta – é o que fazem os sistemas: eles interagem trocando energia.

Resumindo: a mente molda a realidade. Tenha um sonho e o materialize transformando a realidade dominante e substituindo–a por aquela que você imaginou.

Pense: um boçal qualquer, desses que infestam aos montes, organizações públicas ou privadas – "gestorzinho de merda", mesmo! Desses que se associam a bandidos para parasitar e destruir as instituições só poderá chantagear alguém se, em primeiro lugar, o temerem; em segundo, se esse alguém achar que só aquele lugar pode ser a fonte de seu sustento, nesse caso, então, ficará a mercê do imundície.

Tem tanta coisa para ser feita e inventada, tanta necessidade para ser atendida que ficar a mercê de vermezinhos que se escondem na lama da podridão de seus mundos é um desperdício pecaminoso.

Só para exemplificar, basta acessar o site do Sebrae que será possível assistir diversos vídeos de gente de todas as idades e experiências que não se dobraram a uma realidade imposta e, que, não somente se reinventaram, como ainda apresentaram à sociedade uma solução onde ninguém via nada.

Viver com medo é negar a própria natureza! Questione a autoridade; discorde do “status quo”; se afaste dos limitados e acorrentados, supere a si mesmo. 

Faça o download de uma nova realidade construída e moldada por você.

         
Raniery

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será